quarta-feira, 16 de abril de 2008

E se... o Felipão fosse chamado à Seleção após a Copa do Mundo de 1998?

Por Kenneth e Felix Magath, em texto baseado em sistema criado no Balípodo

E se o Felipão fosse chamado à Seleção após a Copa de 1998?

Agosto de 1998:

Após o fracasso brasileiro na Copa do Mundo, o treinador da Seleção, Mário Jorge Lobo Zagallo, é demitido.

Para o seu lugar é contratado Luiz Felipe Scolari, campeão da Copa do Brasil pelo Palmeiras, além da passagem com grande trabalho realizado no Grêmio anteriormente.

Felipão faz uma grande reformulação no elenco da selecão. O esquema a ser usado era o criticado 3-5-2. Como forma de reunir o grupo, o time ficou conhecido como Família Scolari.

Time base da Família Scolari:

Danrlei; Cris, Júnior Baiano, Aldair; Cafu, Emerson, Dinho, Rodrigo Fabri, Roberto Carlos; Jardel, Paulo Nunes

Um time com base gaúcha e um futebol defensivo de raça e vontade, o treinador é logo criticado, já que a imprensa considerava que uma seleção quatro vezes campeã mundial não poderia jogar como um time pequeno.

A gota d'água veio nas Olimpiadas de 2000. Felipão insiste em não convocar Romário, ou qualquer outro jogador com mais de 23 anos, alegando que o elenco estava fechado e focado no objetivo: conquistar a inédita medalha de ouro.

Após uma reunião, Ricardo Teixeira decide demiti-lo por divergências de opinião. Com o treinador demitido antes do início do 2º turno das eliminatórias e das Olimpíadas, seu assistente, Antônio Lopes, iria dirigir o Brasil nos jogos contra Bolívia e Venezuela, deixando o país em 2º lugar ao deixarem o cargo.

O Brasil disputa as Olimpíadas esfacelado pela demissão precoce de seu comandante.

Muito se falou sobre quem seria o substituto de Felipão.

Luxemburgo, um dos sempre favoritos na lista de boatos, depois de receber proposta milionária do Palmeiras, que havia perdido Scolari para o Brasil, havia sido campeão da Libertadores de 1999 com o time. No entanto, a imprensa, talvez de forma parcial, acusava-o de apenas manter a base criada por Felipão.

Para completar, Luxemburgo estava envolvido em escândalos pessoais com sua secretária que o impediu, mais uma vez, de chegar ao cargo mais desejado de sua profissão.

Em Janeiro de 2001, Oswaldo de Oliveira, que estava no Corinthians desde a metade de 98, quando entrou no lugar de Luxemburgo, já havia conquistado os campeonatos brasileiros de 98 e 99, além do torneio organizado pela FIFA, em 2000, considerado por alguns como um mundial.



Com um ótimo currículo em tão pouco tempo de carreira, é chamado para assumir a Selecão Brasileira.

Oswaldinho, logo de primeira, cede as pressões e convoca Romário.

Com um time repleto de jogadores técnicos, habilidosos, com Romário para completar, o Brasil chega a Copa do Mundo de 2002 como um dos favoritos ao titulo.

Time Base de Oswaldo de Oliveira:

Rogério Ceni; Cafu, Lúcio, Júnior Baiano, Roberto Carlos; Emerson, Vampeta, Juninho Paulista/Juninho Pernambucano, Rivaldo; Ronaldinho Gaúcho e Romário.

Romário mais uma vez carrega o Brasil nas costas e o Brasil é penta, depois de uma vitória sobre a Alemanha, por 2 a 0, dois gols do baixinho.

Oswaldinho faz fama e vira treinador da Selecão Portuguesa em seu projeto para a Euro 2004, em Portugal.
(Continua...)



Que fim levou:

Vanderlei Luxemburgo supera os escândalos, dá a volta por cima e assume a Selecão Brasileira ao término da Copa de 2002.


Após marcar 8 gols em 6 partidas na campanha do Penta, Romário volta com tudo para a Europa com a missão de comandar o galáctico time do Real Madrid, de Figo e Zidane.

Gerou controvérsias por ter jogado no arqui-inimigo merengue e ter feito história ao lado de Stoichkov.


Rogério Ceni, após marcar dois gols na campanha do Penta, se transfere para o Barcelona barrando a negociação do clube catalão com o turco Rustu.


Felipão é o novo treinador do Corinthians com a saída de Luxemburgo.


São Paulo Futebol Clube é rebaixado no Campeonato Brasileiro após as vendas de Rogério Ceni, Luis Fabiano e da revelação Kaká.

_______________


A matéria acima não é baseada em fatos reais, e sua história não passa de uma ficção criada por membros da Mozovox.

-

Nenhum comentário: