segunda-feira, 17 de março de 2008

Prévias da corrida noturna da Fórmula 1

Interesses e preocupação em torno da estréia da categoria em GP´s durante a noite

Na última semana, aconteceu a primeira corrida noturna da Moto GP, a categoria mais importante de motociclismo. O circuito é de Singapura, o mesmo que vai sediar a estréia da Fórmula 1 sob luzes artificiais.

Pela foto (extraídas de velocidade.org) é possível observar que o efeito visual, pelo menos, é bonito e chama atenção. Ver uma McLaren, Ferrari, em uma corrida noturna, com toda a tradição que possuem, é realmente diferente e incomum.

O projeto da FIA, bastante interessante, surgiu, principalmente, pelo aumento de grandes prêmios no continente asiático. Japão, China e Malásia completam, ao lado de Singapura, o grupo da Ásia, que obriga os europeus a assistirem Fórmula 1 fora do horário em que se acostumaram ao longo de décadas. E isso afeta profundamente os interesses dos principais "clientes".

Problemas... ou não

Alguns falam sobre aquecimento de pneus, que seria uma preocupação pela temperatura mais fria do que um carro de Fórmula 1 normalmente é utilizado. Partindo do princípio que na Moto GP não houve maiores problemas quanto a isso, a tendência é que não haja também na primeira corrida noturna da categoria.

Antes que alguém diga que Moto GP não é igual a Fórmula 1, é bom lembrar que corridas noturnas acontecem também, há muito tempo, em categorias como Nascar e Fórmula Indy (em suas diversas mudanças de nome e regras ao longo dos tempos).

Nenhum comentário: