domingo, 25 de maio de 2008

Piores pilotos da história da Fórmula 1

Aqueles que realmente ficaram marcados pela falta de habilidade no volante

Neste fim de semana, em Mônaco, Rubens Barrichello conquistou a sexta posição na corrida que lhe rendeu seus primeiros três pontos na Fórmula 1 este ano.

Na Austrália, o primeiro GP do ano, ele também tinha ficado em sexto, mas foi desclassificado por sair do pit quando o sinal vermelho estava sinalizado.

Mônaco é conhecido por ser um circuito extremamente difícil. Ayrton Senna, não por acaso, é o maior vencedor. Por seis vezes levantou o troféu no ponto mais alto do pódio.

Rubens Barrichello sempre foi alvo de piadinhas, inclusive com pessoas que não o acham um piloto limitado, o que, de fato, não é. Com uma medíocre Stewart, já conquistou um segundo lugar em Mônaco.

Hoje, a sexta colocação, após ter largado em 15º, ficando atrás apenas de carros muito mais fortes do que a sua Honda, mostra que o brasileiro não quebrou o recorde de corridas completadas por acaso.

Então, quem é ruim e não merece estar na Fórmula 1?

F1 Rejects, um site estrangeiro atualmente em manutenção, lista os piores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos, e cita muitos brasileiros que não mostraram absolutamente nada na categoria mais famosa do automobilismo internacional.

O site não foi feito por simples falta do que fazer. O autor mostra uma base histórica, dá argumentos que explicam o porquê dos pilotos selecionados, além de citar, também, grandes confrontos pessoais da categoria.

Lista dos brasileiros lembrados entre os piores pilotos da Fórmula 1:

:: Ingo Hoffmann (76-77)
:: Raul Boesel (82-83)
:: Tarso Marques (96,97,01)
:: Ricardo Rosset (96-98)

Um que não é brasileiro, mas merece menção honrosa, é Gastón Mazzacane. O argentino que era malhado por Galvão Bueno nos dois anos que fez parte da Fórmula 1 nas equipes Minardi e Prost Mugen.

Um dos motivos era o ufanismo do narrador, que critica qualquer ser nascido fora do Brasil. Mas o outro fato era realmente a falta de habilidade do piloto, que hoje faz parte da Fórmula Truck.

Como F1 Rejects.com está fora do ar (há apenas dois dias), se a curiosidade for muita, clique aqui e veja o site no modo "tradução" do google.

Um comentário:

Anônimo disse...

calma ai... tem q fazer uma edição especial só sobre os pilotos japoneses... começando pelo famoso katagrama (katayama o nome do sujeito né?) e teve um japa ano passado ou retrasado que perdeu a licensa de piloto de f1 por causa das barbeiragens...